Também é bem verdade de que se não temos o carnaval do Brasil, temos outro tipo de carnaval por aqui. Como já disse em Sevilha não tem, e na verdade que são poucos lugares da Espanha que se comemora com grandes festas.
Os mais famosos carnavais da Espanha são o de Tenerife e o Cádiz. Como Cádiz é aqui pertinho fomos conferir. Não tem nada que ver com o nosso carnaval, mas é bem divertido também.
Ali tem as modalidades de agrupação que participam do concurso oficial, que são os "chirigota", "comparsa", "coro" e "quarteto". Além disso tem um concurso próprio que são os romanceiros e outros que não participam de concurso mas que não deixam de compor as ruas que são os chamados “ilegales”.
As agrupações têm que cantar musicas conforme o regulamento. O da “presentación”, que pode ser ou não original. O “pasadoble” que deve ser uma composição original e quem cantam são os “chirigotas” e os “comparsas”. O “tango”, também uma composição original, que é a peça chave do coro só eles interpretam. A “parodia”, que é uma representação dos "quartetos" em modo de diálogo, sendo de humor, ironia e de duplo sentido. O “cuplé” outra composição original. O “estribillo” que serve como terminação dos “cuplés” sendo interpretado por todas agrupações. O “popurrí” que não dura mais que 8 minutos e é uma mescla de musica podendo ser ou não originais.
A avaliação das agrupações é realizada não nos dias de carnaval. Normalmente é no começo do mês de fevereiro em um teatro. E o carnaval de Cádiz pode durar umas 2 semanas, claro o primeiro fim de semana de carnaval é o mais intenso, e esse ritmo vai diminuindo com o passar dos dias.
As ruas do casco antigo fica cheia de gente, todos vão se divertir, famílias, amigos, e são pelas ruas que encontram as agrupações. O interessante é que não precisa ficar em um lugar específico para ver, e sim caminhando pelas ruas. Além disso, mesmo que não esta participando das agrupações se animam de ir fantasiados, amigos como as mesmas fantasias, ou como nós com algum chapéu ou peruca de carnaval.
Claro que numa festa como esta a comida e a bebida faz parte da programação. A cerveja está o dia todo, mas tem o moscatel, um vinho doce, que está presente. Como Cádiz é uma cidade litorânea de comida é essencial que tenha peixe e frutos do mar. Desde os peixes conhecidos, camarões, lulas e claro os mais pitorescos como o ouriço do mar.
Nos divertimos muito, rimos das muitas canções dos chirigotas e de suas fantasias mais que engraçadas e criativas, além de estar como maravilhosos amigos aproveitando esse carnaval.
0 comentários:
Postar um comentário