terça-feira, 8 de março de 2011

Tortillas de esparrágos hecho en pareja

Por incrível que pareça já faz um ano e meio e juro que nunca tínhamos feito as “tortillas”.
A verdade que nem é difícil, e acho que por sempre buscarmos pratos modernos às vezes o mais simples fica de lado, mas todos sabem que o simples pode ser muito delicioso.
E hoje na nossa “cena” teve tortillas apesar de ainda sim buscarmos uma receita com um toque moderno. Normalmente um de nós cozinha, e algumas vezes cozinhamos juntos.
Hoje foi um desses dias de cozinha de casal, confesso que tem de tudo, e acredito que nisso que às vezes o prato fica melhor do que é. Imagina um casal na cozinha, seguramente vai ter beijos, disputas, brincadeiras e rusgas, mas é ai que está a diversão.
E como o Dinho sabe mais de algumas coisas que eu na cozinha, pedi uma ajudinha, porque o difícil da tortilla não é acertar nada, é simplesmente virá-la para que cozinhe dos dois lados e como eu sou o desastre em pessoa prefiro não arriscar. Então os digo que hoje a nossa receita recomendamos que façam em casal com muito amor, pois fica uma delícia!!!

Ingredientes

5 ovos
8 aspargos verdes
1 cebola pequena
1 tomate
Azeite
Pão
Sal e pimenta do reino

Corta os aspargos e a cebola bem pequena. Em uma frigideira com azeite refogue a cebola e depois acrescente o aspargo. Particularmente não gosto que o aspargo amoleça muito, pois sempre prefiro os legumes mais crocantes. Acrescente o ovo já batido com sal e pimenta. Espere que cozinhe de um lado e sorte ao virar do outro lado! Normalmente deixamos que fiquem mais moreninhos.
Rale o tomate, toste os pães e ponha um pouco do tomate ralado nos pães. Corte as tortilhas em tiras para que fique na medida dos pães. Colocamos a tortilha em cima de cada pão e estupendo!!!

Día de Las Mujeres

Feliz dia a todas as mulheres!! E muito obrigada a todas que fizerem para termos esse dia, e as que ainda fazem por um mundo mais justo e melhor!

Carnaval de Cádiz

Também é bem verdade de que se não temos o carnaval do Brasil, temos outro tipo de carnaval por aqui. Como já disse em Sevilha não tem, e na verdade que são poucos lugares da Espanha que se comemora com grandes festas.
Os mais famosos carnavais da Espanha são o de Tenerife e o Cádiz. Como Cádiz é aqui pertinho fomos conferir. Não tem nada que ver com o nosso carnaval, mas é bem divertido também.
Ali tem as modalidades de agrupação que participam do concurso oficial, que são os "chirigota", "comparsa", "coro" e "quarteto". Além disso tem um concurso próprio que são os romanceiros e outros que não participam de concurso mas que não deixam de compor as ruas que são os chamados “ilegales”.
As agrupações têm que cantar musicas conforme o regulamento. O da “presentación”, que pode ser ou não original. O “pasadoble” que deve ser uma composição original e quem cantam são os “chirigotas” e os “comparsas”. O “tango”, também uma composição original, que é a peça chave do coro só eles interpretam. A “parodia”, que é uma representação dos "quartetos" em modo de diálogo, sendo de humor, ironia e de duplo sentido. O “cuplé” outra composição original. O “estribillo” que serve como terminação dos “cuplés” sendo interpretado por todas agrupações. O “popurrí” que não dura mais que 8 minutos e é uma mescla de musica podendo ser ou não originais.
A avaliação das agrupações é realizada não nos dias de carnaval. Normalmente é no começo do mês de fevereiro em um teatro. E o carnaval de Cádiz pode durar umas 2 semanas, claro o primeiro fim de semana de carnaval é o mais intenso, e esse ritmo vai diminuindo com o passar dos dias.
As ruas do casco antigo fica cheia de gente, todos vão se divertir, famílias, amigos, e são pelas ruas que encontram as agrupações. O interessante é que não precisa ficar em um lugar específico para ver, e sim caminhando pelas ruas. Além disso, mesmo que não esta participando das agrupações se animam de ir fantasiados, amigos como as mesmas fantasias, ou como nós com algum chapéu ou peruca de carnaval.
Claro que numa festa como esta a comida e a bebida faz parte da programação. A cerveja está o dia todo, mas tem o moscatel, um vinho doce, que está presente. Como Cádiz é uma cidade litorânea de comida é essencial que tenha peixe e frutos do mar. Desde os peixes conhecidos, camarões, lulas e claro os mais pitorescos como o ouriço do mar.
Nos divertimos muito, rimos das muitas canções dos chirigotas e de suas fantasias mais que engraçadas e criativas, além de estar como maravilhosos amigos aproveitando esse carnaval.



Echando de menos nuestro Carnaval

É o carnaval já está chegando ao fim, mas por aqui em Sevilha praticamente não teve.
O engraçado é que quantos anos não queremos fugir da loucura do carnaval e aproveitar o feriado e ir viajar e descansar. Então quantas vezes não nos esquecemos do que é carnaval.
Mas quanto se mora fora, a coisa fica engraçada. Nunca sentimos tanto falta do carnaval como esse ano, parece que somos aqueles fanáticos por carnaval, samba, axé, que não consegue passar um ano sem. Esse ano nos deu um delicioso saudosismo .
Era sexta de carnaval e já estávamos no clima, e por sorte saímos pela manhã e por fim ficamos à tarde na rua e podemos ver alguns brasileiros animando as ruas do centro de Sevilha ao estilo Timbalada.
O divertido é que todos se animam, onde estávamos era o típico local que tem, claro, desde espanhóis como todos tipos de turistas, e muito se animavam a tentar dançar.
Mas tudo foi tão rápido que só deu mais água na nossa boca. Nesta noite não resistimos colocamos enredos de carnaval, nos divertimos muito dançando até cansar, e até mesmo imitando mestre sala e porta bandeira, e ficamos a madrugada assistindo o carnaval de São Paulo, algo um tanto peculiar porque creio que nunca fizemos.
Mas que podemos fazer, será que foi a cultura que falou mais alto, o verde amarelo correndo na veia? Sinceramente, nada mais alegre do que o nosso carnaval!!!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Entrenamiento Circuito Jerez de La Fronteira

Jerez de La Fronteira é aqui do ladinho de Sevilha. E para os homens de plantão sabem que o circuito de Jerez é palco hoje de um dos grandes premio de Moto GP, e já foi a alguns anos de Formula 1. Mas até hoje, todo o inicio de temporada ocorre treinos de F1 em Jerez.
Ano passado nós fomos, mas não eram com os primeiros pilotos, e sim com pilotos de teste e podemos ver ao menos Di Graci. Mas este ano acabamos repetindo a dose porque os treinos desse ano começaram já com os pilotos principais.
E como são com os pilotos principais, a coisa é mais divulgada e melhor organizada, assim que quase era como um dia de corrida, com os camarotes, padock, tour no GP.
Fomos apenas um dia, mas valeu muito à pena, aproveitamos muito, confesso que o Dinho creio que mais, afinal, coisas de meninos. O dia estava ótimo, de sol, acompanhamos os treinos de vários pontos do GP, mais um tour em curvas para tirar fotos de perto dos carros em movimentos, visita a um museu, ao pódio, sala de imprensa e claro tivemos a sorte ainda de tietar e ver pelo padock o Massa e Schumaker. Uhuuuu!!!



San Valentin para nosotros

E claro que saímos para comemorar este dia de namorados e não poderia ser de uma maneira mais romântica aqui em Sevilha. Primeiro um café da manhã regado com as rosas colombianas que Ronaldo não poderia deixar de me dar. Já no almoço ganhei um doce, um mousse em formato de coração, um mimo para me deixar mais apaixonada!
E para terminar este dia com chave de ouro, passamos uma noite linda no restaurante Abades de Triana. Quem já veio aqui em Sevilha sabe do que estou falando. 
 
Primeiro que aqui é impossível não se encantar pelo rio verde e suas maravilhosas vistas ao redor. E este restaurante é todo de vidro na frente do Guadalquivir com nada menos de vizinhos a torre do ouro, a praça dos touros, a Maestraza e como painel de fundo a Giralda e a Praça de Espanha. Sevilha por si só é toda romântica que dirá em um restaurante, e estar sentado em sua mesa, comendo uma comida bem elabora e saborosa, com um bom vinho, por sinal de Rioja e com a pessoa que você ama, não tem nada melhor. Recomendamos a todos passar uma tarde ou noite por ali, vale a pena! 



Receta de San Valetin

Como todos sabem aqui dia 14 de fevereiro comemora o dia de San Valentin, diferente que no Brasil que comemoramos o dia dos namorados em 12 de Junho.
E um dia como este é inerente que não fique um pouco mais apaixonado, que seja pela vida. Se bem que confesso que nada melhor no mundo que a sensação de um beijo, por mais ingênuo que seja.

"Un beso lo cura todo.
El beso tiene poder....
Dad un beso hoy a todo el mundo.
El beso es amor."

E para comemorar esse dia me parece que uma receita com chocolate vai muito bem, melhor ainda um doce de chocolate com um acabamento vermelho, mais San Valetin, não existe!!

Ingredientes:
-200 gramas de chocolate Nestlé.
100 gramas de manteiga.
-70 Gramas de nozes.
-1 colher de chá de levedura.
-100 Gramas de açúcar.
-4 Ovos.
-80 gramas de Farinha.
-cerejas
-açúcar confeiteiro

Em uma tigela bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume. Junte o chocolate e a manteiga pré derretida no microondas.
Adicione a farinha peneirada e o fermento em pó e, finalmente, as nozes e misture com movimentos fortes.
Asse cerca de 30 minutos a 180 º de acordo com forno. Por fim decore com o açúcar e cerejas.

Brochetas de pescado y fruta con salsa pesto

Aqui não tem tanto os churrasco como no Brasil, mas sempre encontramos uns grelhados no palito que nos fazem matar um pouco a saudade.
Claro que como toda a comida daqui, não se resume em apenas carne de vaca e frango espetado no palito. Aqui as “brochetas” são encontradas por “la calle” facilmente e em alguns restaurantes de maneira deliciosas. Aqui esta maneira fazer está bem, pois se supõe que é uma forma original de apresentar os alimentos, além de combinar uma variedade de alimentos em um só prato.
Deixamos uma receita que sai um pouco fora do nosso tradicional, preparado com manga, peixe e legumes. Além disso, recomendamos muito, pois este é um dos pratos que seguem a dieta mediterrânea, já que tem um alimento antioxidante, como a manga, o atum que é um peixe azul rico em proteínas e Omega 3, os camarões, também rico em proteínas e claro o azeite.

Ingredientes
400 gr. de lombo de atum
4 tomates cherry
1 pimentão vermelho
1 manga
camarões
azeite de oliva
pimenta do reino
sal grosso

Simof

No principio desse mês aconteceu aqui em Sevilha mais um SIMOF. Todo ano Sevilha se transforma na passarela da moda Flamenca. Para quem acredita que isso já estaria obsoleto, pensar que tem uma Fashion Week de Flamenco é um tanto raro.
Isso porque, claro, que mais que qualquer lugar da Espanha, aqui a cultura de flamenco está marcada no dia a dia dos “Andaluzes”. Já iniciou o ano, e logo mais começam a “Ferias” que se pode ver as tendências de cada ano, onde festejam sua maneira andaluz de viver.
O SIMOF é desde uma feira de negócios, com expositores, que não necessariamente estarão desfilando nas passarelas. Aqui ocorre o maior desfile de moda flamenca do mundo, e muitas pessoas vão aos quatros dias para conferir, decidir onde comprar seus trajes ou até mesmo tirar idéias.
E a verdade que cada ano se especializam mais, ou até mesmo ousam em fazer algumas variações do traje, seja no volume da saia, uso de ombreiras, variações de mangas. A cada ano se espera as novas tendências. E é tão serio isso, que as mulheres aqui dizem que facilmente se percebe quando um traje já possui mais de 4 ou 5 anos, já estaria off.
Por certo, fomos ali conferir, primeiro para conhecer a tal famosa passarela do Flamenco, e claro ver as novas tendências, já que tenho a expectativa de ir mais um ano na Feria de Sevilha.
Os desfiles são super produzidos, sempre estão cheios, ou melhor, lotados e pode ter até direito de ver modelos nacionais famosas, intérpretes consagradas de flamenco e até que o desfile tenha um cantor fazendo o espetáculo do desfile.
Para quem não sabe os vestidos realmente valorizam o corpo da mulher, deixando-o incrivelmente feminino, mostrando todas as curvas, e os homens daqui agradecem. E, além disso, dos coloridos, e da forma do vestido, os acessórios são indispensável no conjunto. Tem que ter as flores, colares, brincos, pulseiras, é toda uma preparação e levam muito a sério.
A parte ruim, como de qualquer moda, está no preço, os vestidos, e que normalmente são das passarelas do SIMOF custam em torno de 800 euros, de doer os olhos, o bolso. Principalmente para uma pessoa como eu que logo mais volto para o Brasil, e vou usar de novo um vestido desse em uma festa a fantasia.