sexta-feira, 21 de maio de 2010

Peliculas de Sevilla










quinta-feira, 20 de maio de 2010

La Historia de Sevilla!






Sevilha esta levantada ao lado do charmoso rio Guadaquilvir, e sua origem até hoje é desconhecida, mas crêem que ela tem mais ou menos 3 mil anos.
Desde sua origem até hoje, Sevilha foi romana, visigoda, mulçumana e cristã, e soube dividir e conviver muito bem com tantas culturas diversificadas e que é facilmente perceptível ao caminhar pelas ruas.
Sua historia está intimamente ligada ao rio, pois desde sua origem desempenhou um papel de porto fluvial e ligação entre o Oceano Atlântico e o interior da península Ibérica.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Volvemos a Sevilla


Vou contar um pouquinho dessa cidade que nos acolheu, e que nos impressionou quando chegamos aqui.
Creio que muitos já sabem, mas não éramos para vir para Sevilha, ou melhor, não era para onde queríamos vir. Acho que todos que fazem arquitetura pensam em estudar em Barcelona, e não seriamos diferente. E quando decidimos fazer mestrado, é lógico que a idéia inicial seria Barcelona. Mas como aqui os mestrados necessitam de uma aprovação, um processo seletivo, nos inscrevemos em mais de um curso, tanto em Barcelona como em outras cidades como Madrid, Valencia e Sevilha.
Por fim passamos em 2 mestrados, um de Historia de Arquitetura, em Barcelona, e outro de Inovação em Arquitetura: tecnologia e desenho, em Sevilha. Não minto pra vocês que a coceira foi grande de ir para Barcelona, mas por fim decidimos pelo outro curso, que já só pelo nome é bem atrativo. E são aquelas coisas que Deus te guarda, que não está esperando. Enfim, estava escrito.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Crema Catalana

O doce mais típico da Catalunha é o Crema Catalana. Segundo o Grêmio Provincial de Pastelaria de Barcelona, suas Orígenes procedem da cozinha judia. Os hebreus foram grandes ídolos das magníficas e doces combinações do leite e ovos. A tradição de comer Crema Catalana se estendeu principalmente nas festas de São José.

Escalivada con Anchoas en Tostas


Continuando pela Catalunha, mais uma receita ao estilo de tapas. A "escalivada" é um prato típico catalão, que consiste em assar pimentões, berinjelas e cebolas. Se come na temperatura ambiente e, além disso, é saboroso e muito saudável. Aqui na Espanha se encontra alguns pães específicos para fazer as tostadas. Sugiro que usem um pão baguete ou ciabatta.


Espinacas a la Catalana


· 600 gramas de espinafre frescos
· 50 gramas de pinhões
· 50 gramas de passas
· Dentes de alho
· Queijo ralado Emmental
· Sal
· Pimenta do reino
· Azeite de Oliva

Limpe os espinafres, corte em talos e cozinhe-os em água fervendo por 3 minutos e escorre-os. Corte o alho em laminas e doure-os em azeite. Depois acrescente os pinhões e os espinafres, e refogue-os por uns minutos e incorpore as passas. Salpique com queijo e deixe esfriar antes de servir. Também pode comer-las enroladas em wrap.

La Cocina Catalana


Ao tema de nossa viagem a Barcelona, vamos contar um pouquinho dali, e das comidas locais.
A cozinha catalana é baseada nos produtos da terra e adaptada nas estações e nas tradições culturais, mostra uma grande personalidade, do mesmo modo que todas as manifestações culturais da Catalunha.
A influência das distintas civilizações (gregas, romanas, francesas, etc.) e uma capacidade para sintetizar o melhor de cada uma delas, converte a gastronomia catalana em uma rica e uma variedade de expressão da dieta Mediterrânea que ainda vive na sabedoria popular.






Los Mercados de España


Penso que cada pessoa se encanta por algo quando viaja pelo mundo. Dentro de várias coisas, tem uma que desde pequena, quando viajei pela primeira vez eu adoro ver. Adoro ver o colorido de flores e frutas nas barraquinhas. A primeira vez foi quando fui à Nova York e normalmente em cada esquina tinha uma floricultura ou uma quitanda. E confesso que o Dinho com sua mania de tirar fotos aumentou mais ainda essa minha visão. Quando fomos para a Itália era adorável andar pelas ruelas estreitas e encontrar algumas delas pelo caminho. E, além disso, ali se encontrava barracas de pão, de queijo. Uma delicia só de ver!


 












quarta-feira, 5 de maio de 2010

Anuncio Cerveza CruzCampo

A Cerveja CruzCampo, que é uma cerveja de Andalucia, fez a poucos dias uma propaganda para homenagear o centenário da cerveja. Como um agradecimento no anuncio tenta mostrar o orgulho da marca por ser Andaluz.

O anuncio começa recordando como a comunidade descobriu o Novo Mundo e convida a todos andaluces se sentirem orgulhosos quando mostram suas riquezas culturais, gastronômica, geográfica, monumental e acima de tudo, humana. A idéia também é oferecer alguns sentimentos comuns, de estilo de vida, que sabem desfrutar de cada momento, que sabem levar a vida com otimismo e olhar o futuro com confiança.

Além disso, esta campanha homenageia dois andaluces universais. Um momento aparece Picasso desenhando a silueta de um touro e em outro momento, vários jovens improvisando um altar com velas e uma fotografia de Camarón (considerado maior cantor de flamenco da história).

E a campanha recorre a peculiaridades andaluzas, por exemplo:


  • Soldados ingleses – referencia a colônia inglesa de Gibraltar
  • El Andaluz no es un acento (um sotaque) es un castellano entre amigos - isso pelo fato que eles tem a mania de “comer” algumas letras.
  • Las rubias nunca vienen solas, vienen con tapas - referencias as adoráveis tapas
  • En Andalucía no nos da miedo los cuernos, los toreamos – referencia as touradas
  • No desabrochamos la camisa, nos la partirnos – flamenco
  • Amamos las bombillas de colores – La feria – uma festa típica
  • La pasión – Semana Santa

Eu diría como os andaluces “ Ole……Ole... Oleeeeee!”




Pueblo Blanco - Andalucia

Um dos mais belos roteiros da Andaluzia é a rota dos “pueblos blancos”. Levam esse nome porque todas as casas são "caiadas". São cidades pequenas ou medianas, que estão no topo da montanha ou mais ao litoral. E outra característica é que os telhados são mais avermelhados e suas ruas normalmente são estreitas.

A paisagem pode mudar bastante quando viaja por essa região, encontra desde colinas verdes a montanhas com aparência de paisagem lunar, e podem ser substituídas por prados com cássias amarelas ou quilômetros e quilômetros de olivais. Uma hora são bosques de carvalhos e figueiras, meia hora depois, vastas áreas agrícolas.
























O clima muda também. Grazalema,
por exemplo, possui o maior índice pluviométrico da Espanha. Ronda, que fica a poucos quilômetros de distância, possui clima seco.

Aceitunas machacadas o aliñadas

A primeirinha receita será essa porque foi a primeira que nós fizemos. E é completamente tradicional da Andalucia. As oliveiras são tão tradicionais que já na época romana exportava aceite de oliva a outros países no Mediterrâneo. E se andarem pela região, tem oliveiras à perder de vista no horizonte. E como vinho, tem suas variedades como a Gordal, Hojiblanca, Picual, que são as mais cultivadas na região.

Na verdade que não sei se no Brasil encontramos azeitonas sem ser em conservas. O que seria uma pena, porque não sei como viver mais sem elas, porque são muito mais deliciosas e saborosas! Isto porque além de serem mais naturais, levam temperos, como especiarias, alho, pimentão. Inclusive o pote mais bonito, mais colorido!

De verdade que não sei se dá para alinhá-las já com elas em conservas, teriam que fazer um teste. Se quiserem tentar, eu as deixaria de molho uns dias na água fria, para tentar tirar o sabor da conserva. E depois tentaria temperar conforme a receita. Pode ser que pegue um pouco dos temperos. Assim que, se alguém tentar que nos diga o que sucedeu!

Outra coisa, já aviso aos preguiçosos de plantão que o processo é meio demorado, mas juro que vale a pena.

terça-feira, 4 de maio de 2010

El nacimiento del tapeo

Acredita-se que é um costume espanhol de alimentar-se com pequenos bocados para enganar a fome. Mas a tapa como se conhece hoje em dia nasceu na época moderna depois do período de escassez provocada pela guerra civil espanhola.

Diz à lenda que sua origem está durante o reinado de Alfonso X, “El Sabio”(será pelas tapas???), no século X. Diz que devido uma enfermidade, foi obrigado a tomar alguns tra
gos de vinho e para evitar os efeitos do álcool, comia pequenos bocados para acompanhar a bebida. Mesmo depois dele ter se restabelecido, determinou que nas mesas de Castilla não serviria vinho sem não fora acompanhado de uma porção de comida, isto para evitar que os comensais não ficassem afetados pelo efeito do álcool.

¡Costumbre de Ir de Tapas!

Verdade seja dita, comer na França é espetacular, mas cada dia que passa, descubro que a Espanha não está perdendo em nada. Bom não é a toa que a Espanha tem maravilhosos cozinheiros, como um dos melhores o Ferran Adria (http://www.elbulli.com/) ou o trio do restaurante El Celer de Can Roca.

E as tapas a cada dia vão ganhando espaços, passando de uma tradição a uma necessidade e melhor os Chefs vem inovando cada vez mais.
Anteriormente se consumiam como uma espécie de aperitivos, que muitas vezes eram servidos em um bar ou restaurante acompanhado de bebida, sem um custo adicional.

O costume de Ir de Tapas nada mais é que sair com um grupo de amigos, consumir algumas tapas com bebidas, seja cerveja, vinho ou as “copitas”. Em muitas cidades da Espanha, esse tapeo nada mais é que um rally gastronômico, que se alarga conforme a vontade dos participantes.

Aqui em Sevilha,
já saímos para tapear, como uma pequena cena, mas digo a vocês como uma deliciosa cena e ai só depois começamos o nosso rally, mas o rally das copitas! Um tanto divertido porque às vezes perco a conta de quantos bares fui à noite. Muitas vezes só tomamos uma copita e mudamos de bar. Talvez para conhecer mais pessoas, curtir vários lugares e certeza, se não está bom não ficamos jamais.