quinta-feira, 13 de maio de 2010

Los Mercados de España


Penso que cada pessoa se encanta por algo quando viaja pelo mundo. Dentro de várias coisas, tem uma que desde pequena, quando viajei pela primeira vez eu adoro ver. Adoro ver o colorido de flores e frutas nas barraquinhas. A primeira vez foi quando fui à Nova York e normalmente em cada esquina tinha uma floricultura ou uma quitanda. E confesso que o Dinho com sua mania de tirar fotos aumentou mais ainda essa minha visão. Quando fomos para a Itália era adorável andar pelas ruelas estreitas e encontrar algumas delas pelo caminho. E, além disso, ali se encontrava barracas de pão, de queijo. Uma delicia só de ver!


 













 








 



Aqui na Espanha são os mercados. Cada cidade por menor que seja, tem seu mercado municipal, e claro conforme o tamanho da cidade os mercados são por bairros. Aqui mesmo perto de onde nós vivemos tem um mercado local, que é um dos mais antigos da cidade.
Acho que em cada cidade que conhecemos aqui, entramos em um mercado ou em alguma loja que tinha algo parecido. Em Granada tinha uma loja de especiarias, chás, que era fantástica, só por conta das cores que vimos da rua, foi uma tentação. E o cheiro dentro da loja, indescritível, nós perdemos um par de minutos indo a cada balaio olhar e cheirar.
E se vai a cidade litorânea, certeza que encontrará uma quantidade enorme de peixes e frutos do mar, coisas que nunca vi na vida, e creio que é melhor só ver depois de pronto para comer. Como as "navajas" juro que não sei se eu comeria se tivesse visto antes essa coisa molenga e asquerosa. Como não vi, aproveitei e comi com ela mortinha, é uma delicia de sabor.
Confesso que um dos que mais gostamos de ir foi no El Mercat de La Boqueria de Barcelona, acredito por ser um dos maiores, ter mais quantidade de produtos. Mas na verdade que é um colorido, um cheiro, tem tantos produtos, que até se perde, já não sabe por que esta ali, qual receita que vai fazer. Uma variedade enorme de frutas, fungos, peixes, frutos do mar e até mesmo carne, tanto que esse fim de semana que passamos em Barcelona, nós não resistimos e passamos ali novamente. Uma pena que dessa vez não podemos comprar nada porque nos hospedamos em hotel.
Como toda cidade grande, quando você se perde nas ruas, sempre encontra algo. Estávamos ali pertinho do Passeig de Gràcia, que seria uma “Champs Élysées” de Barcelona, com as lojas de marcas carérrimas, e por sorte encontramos uma floricultura enorme, imaginem se não entramos para ver. Acho que podia pedir a flor que queria que encontrava ali. Fantástico todo o colorido, a quantidades de flores. Não sei vocês, mas que perdemos um tempinho vendo essas coisas, ah perdemos!
Ps. O Dinho que tirou as fotos. Se quiserem ver maiores, é só clicarem em cima da foto.

2 comentários:

Fernanda disse...

Oi Casal,
Sempre vejo o blog de vcs, viu! Esta na minha lista de favoritos!
Mas falando sobre esse post...eu sempre amei essas barraquinhas, sabia? Td muito colorido, cheio de coisas fresquinahs, verdinhas, amarelinha e vermelhinhas, rsrs.
Na última vez que estive em Paris me deparei com uma feira ao ar livre onde encontrei as amoras e as cerejas mais lindas que eu havia visto (e provado) na minah vida! Na barraquinha do lado eles estavam vendendo shitake, funghi e todos os cogumelos possiveis e imagináveis. Também vendiam azeitonas a granel...uma coisa de louco!
Um colorido maravilhoso...
Show de bola, casal!
Bjos
Fer

Unknown disse...

fala serio estas cores da francesilla e a protea então..

Postar um comentário