quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aceitunas machacadas o aliñadas

A primeirinha receita será essa porque foi a primeira que nós fizemos. E é completamente tradicional da Andalucia. As oliveiras são tão tradicionais que já na época romana exportava aceite de oliva a outros países no Mediterrâneo. E se andarem pela região, tem oliveiras à perder de vista no horizonte. E como vinho, tem suas variedades como a Gordal, Hojiblanca, Picual, que são as mais cultivadas na região.

Na verdade que não sei se no Brasil encontramos azeitonas sem ser em conservas. O que seria uma pena, porque não sei como viver mais sem elas, porque são muito mais deliciosas e saborosas! Isto porque além de serem mais naturais, levam temperos, como especiarias, alho, pimentão. Inclusive o pote mais bonito, mais colorido!

De verdade que não sei se dá para alinhá-las já com elas em conservas, teriam que fazer um teste. Se quiserem tentar, eu as deixaria de molho uns dias na água fria, para tentar tirar o sabor da conserva. E depois tentaria temperar conforme a receita. Pode ser que pegue um pouco dos temperos. Assim que, se alguém tentar que nos diga o que sucedeu!

Outra coisa, já aviso aos preguiçosos de plantão que o processo é meio demorado, mas juro que vale a pena.


1 kg de azeitonas frescas
6 dentes de alho cortados em rodelas finas
(a quem goste de pedaços inteiros)
2 colheres de orégano seco
Ramas de tomilho

1 folha de louro
1 pitada de cominho
3 pimentões vermelhos sem sementes e cortados em troços
75g de sal
1/8 l de vinagre de vinho

Primeiro lava as azeitonas, e com o auxilio de um martelo de madeira ou
algo similar parta a azeitona uma a uma (isso somente para as azeitonas frescas). Coloque as azeitonas em um recipiente de vidro ou louça, acrescente uma boa quantidade de sal diluída com água. Durante uma semana terá que trocar a água 2 vezes ao dia.

Terminado esse árduo processo, em um recipiente “machaque” a metade do alho e todas ervas. Depois em um recipiente de vidro, disponham em camadas as azeitonas e a massa de ervas, o alho em rodelas e os pimentões. Dissolva o sal no vinagre e em ¾ l de água, e coloque a salmora sobre as azeitonas. Reserve-as em lugar fresco durante uma semana mais para pegar o tempero.


Um lembrete, como estão conservadas de maneira natural, não podem de maneira alguma por colheres de metal, e sempre quando forem pegá-las no recipiente, utilize uma colher de madeira ou plástico limpa.

"¡Aprovechen!"

2 comentários:

Unknown disse...

comecei hoje a tentar fazer a fazer o processo com as conservas do brasil
vamos ver no que da!!!!!
estou fazendo com verde e preta
depois te conto como ficou

Unknown disse...

quarto dia a azeitona verde ja perdeu o sabor de salgado
a preta ainda com um pouco de abor salgado
este final de semana vou tentar a receita ]vamos ver no que da
depois conto o final do sabor
pois o pe de oliva que plantei vai levar 20 anos
portanto tenho que conformar em ver se a receita da certo com as que temos aqui em conserva
vamos ver no que da!!!!!

Postar um comentário