terça-feira, 4 de maio de 2010

El nacimiento del tapeo

Acredita-se que é um costume espanhol de alimentar-se com pequenos bocados para enganar a fome. Mas a tapa como se conhece hoje em dia nasceu na época moderna depois do período de escassez provocada pela guerra civil espanhola.

Diz à lenda que sua origem está durante o reinado de Alfonso X, “El Sabio”(será pelas tapas???), no século X. Diz que devido uma enfermidade, foi obrigado a tomar alguns tra
gos de vinho e para evitar os efeitos do álcool, comia pequenos bocados para acompanhar a bebida. Mesmo depois dele ter se restabelecido, determinou que nas mesas de Castilla não serviria vinho sem não fora acompanhado de uma porção de comida, isto para evitar que os comensais não ficassem afetados pelo efeito do álcool.

Já sobre a origem etimológica da palavra “tapa”, considera-se que vêm do costume antigo de tapar as copas y taças de vinhos nas tabernas com troços de pão ou com uma fatia de jamón para impedir que entrassem insetos.


Em algumas regiões da Espanha esta palavra pode sofrer variações como no País Basco pode dizer “poteo” ao ato de ir de tapas, em Aragón y Navarra denomina-se “Ailifara”. Mas isso não é o mais relevante, pior que o nome das tapas variam muitos, isso já de bar a bar, imaginam de região, isto sim é uma loucura na hora de eleger o que vai comer!!

0 comentários:

Postar um comentário