Buenas chicos!
Esta é uma receita que já fizemos aqui, super simples e fácil. E muda um pouco o nosso tradicional bacalhau da semana santa. Este se parece mais com uma salada.
É um prato catalão, já se percebe porque no nome leva o "x" que não existe na liígua castelhana. Esqueixada significa destroçar, desgarrar da matéria, que neste caso é o bacalhau. Pelo que vi, tem muitas maneiras de fazer. Assim que passo a que fizemos, porque garantimos que ficou uma delícia!
Ingredientes
6 cebolas cortadas e meias rodelas
azeite virgem
1 colher de sumo de limão
2 pimentões assados, sem pele e sementes cortados em dados
12 azeitonas pretas sem osso e em rodelas
2 tomates grandes em rodelas
1 tomate cortados em dados
salsinha
Ponha o bacalhau em um recipiente, cobri-lo com água fria, e deixe de molho por 48 horas, trocando a água umas 3 vezes ao dia, o como costumam fazer.
Escorra-o e seque-o com papel de cozinha. Já sem pele e se espinhos, desfie-o em tiras com os dedos.
Refogue as cebolas em um recipiente com azeite, deixe que elas diminuam um pouco e que incompore bem o azeite. Depois em um recipiente misture o bacalhau, as cebolas já refogadas, pimenta do reino, sumo de limão e misture bem. Se tiver tempo, deixe umas 3 horas na geladeira para que pegue mais sabor. Depois acrescente o pimentão (lembre que estes são assados, se forem usar frescos, refogue-os em azeite como a cebola, para que diminuem um pouco o sabor), as azeitonas, o tomate em dados e a salsinha. Mescle. Ah, lembre de molha-lo com muito azeite.
Numa travessa, coloque os tomates em tira por baixo e reparta a esqueixada por cima.
Obs. Aqui estão as fotos da nossa esqueixada!
1 comentários:
mais uma para fazer em outubro
Postar um comentário