terça-feira, 6 de julho de 2010

San Fermin


Justo hoje ao meio dia começou a festa de San Fermin.

Ao contrário de que todos pesam no Brasil, esta festa não é só dos “encierros”, que a condução dos touros até a praça das touradas.

San Fermin é uma festa em homenagem ao santo, que celebra na cidade de Pamplona, em Navarra, ao norte da Espanha. São 8 dias de festas. Começa as 12h do dia 06 de Julho e termina dia 14 a meia noite, com o pobre de mim.

A festa se inicia com o tradicional “chupinazo”, que é o lançamento de um foguete para dar inicio a festa a baixo de muito gritos: "¡Pamplonesas, pamploneses! ¡viva San Fermín! ¡Iruñatarrok, gora San Fermín!". As ruas estao lotadas de pessoas, todas vestidas de branco e com algum detalhe em vermelho. E  todos leva m um lenço vermelho que é colocado no pescoço somente após o inicio do “chupinazo”. É comum que após o inicio, ocorre uma chuva de vinho ou água, as pessoas começam a lançar vinho e por fim, você não estará mais de branco. 

 



 






Mas a festa está apenas começando, e tem muitas tradições ao decorrer dos dias, além das músicas e bebida.

Segundo os historiadores, Sanfermines surgiu a partir da combinação de três partidos diferentes: os de carácter religioso em honra de San Fermin e é celebrada desde tempos medievais, as feiras organizadas a partir do século XIV, e do touro que ficou preso a celebração das touradas, também a partir do século XIV.

O escritor americano Ernest Hemingway foi um dos que contribuíram para propagar através de seu livro "Fiesta". San Fermin é considerada uma das melhores festas do mundo, ao lado do Carnaval no Rio de Janeiro, Veneza e Colónia, e da Feira de Munique Beer. A população de Pamplona durante a semana do festival vai de 190.000 para mais de 2,8 milhão de pessoas. Aos poucos, a comemoração de San Fermin, que foi realizada em 10 de outubro, foi concluída com os músicos, dançarinos, comediantes, barracas e touradas. Mas como aqui em outubro o tempo é foi bastante instável e poderia arruinar todos esses atos, a cidade pediu ao bispo para mover a parte 6 de julho. 



Com a data da transferência, o San Fermin nasceu em 1591, que em sua primeira edição, foi mantida por dois dias e contavam com pregón, músicos, teatro, e touradas. Nos anos seguintes, foram acrescentadas novas celebrações como fogos de artifício e danças, e as partes foram prorrogados até o dia 10.

Assim, durante o século XIX, teve curiosas atrações como a mulher canhão, lápis inquebrável, animais exóticos ou figuras de cera, os “cabezudos”, kilikis y zaldikos.

O Encierro começa com os cânticos, com os participantes pedindo ajuda a San Fermin. "A San Fermín pedimos por ser nuestro patrón, nos guíe en el encierro dándonos su bendición. Entzun, arren, San Fermin zu zaitugu patroi, zuzendu gure oinak entzierro hontan otoi. Viva San Fermín! Viva! Gora San Fermin! Gora!". 


O recorrido se realiza ao longo das ruas do centro velho de Pamplona. A manada traça o recorrido completo em uns 4 minutos por média, a uns 25 km/h. Está composta por 6 touros e 8 bois, além de alguns homens que os seguem, para o caso de saírem do caminho.

Par ver o encierro, você pode se situar ao longo das ruas, onde possuem umas proteções de madeira, ou de alguma varanda privada, a preços bastante caros, ou até mesmo na praça de touros, que pagará também uma boa quantia.


Outras comemorações ao longo dos dias são: Riau Riau, que desde 1914 tem sido um ato de rebelião e protesto contra a guarda municipal. Acompanha-se a guarda municipal desde o Ajuntamento até a capela de San Fermin, no ritmo de marcha lenta, com a melodia de Vals de Astráin.


Os gigantes, kilikis e zaldikos, s
ão um dos símbolos mais emblemáticos da festa. São figuras de madeira, papelão e tela. Detrás de cada casal de gigantes estão os comparseros, gaiteros e txistularis que marcam o passo. Tem 4 casais de gigantes que representam as raças do mundo e os continentes, apesar de a Oceania não estar. A branca são os casais de reis da Europa, a amarela o casal de reis da Ásia, a negro-africana, o casal de reis da África e a índio-americano, o casal de reis da América. Seu peso está em torno de 60 kg da rainha e 67 kg do rei, e a altura chega a 4 metros.

Apesar que creio que além dessas tradições, os dias são cheios de atividades, e acredito que em Pamplona o povo praticamente está mais alcoolizado, mais “apaixonado” que no nosso carnaval.









0 comentários:

Postar um comentário