terça-feira, 9 de novembro de 2010

Inicio del Camino de Santiago

De onde veio idéia: Do nada!! O tipo da coisa que era para acontecer.
Integrantes: Eu, Dinho e até meu irmão Marcelo, que veio passar as férias aqui na Espanha.
A sorte: Vamos fazer no ano Jacobeo.
Que é ano Jacobeo: É um ano santo, que a igreja te concede graças espirituais. Este ano é ano santo em Santiago porque o dia 25 de julho, dia festivo de Santiago cai justamente em um domingo. Neste ano que você pode entrar pela Porta Santa, abraçar a imagem de Santiago e visitar seu tumulo, onde dizem que existem alguns ossos dele. E a igreja perdoa todos seus pecados.

A coisa surgiu de repente, não foi uma daquelas coisas que você pensa em fazer a vida toda. Nenhum de nós três, creio que em nossas vidas pensamos em fazer algo similar. Não, não, nem quando viemos para cá pensamos em isso.
A verdade que a idéia foi surgindo, você está aqui na Espanha e facilmente se ouve sobre o tema. Muitos começam a contar sua experiência. Outros dizem que foi a melhor coisa da sua vida. E aquilo passa a martelar sua cabeça. Assim que a idéia foi nascendo, mas confesso que sempre ficava em segundo plano.
E ai a coisa nasceu mesmo com a vinda do Marcelo para cá, que tínhamos que planejar nossas férias com ele, o que fazer, aonde ir, e finalmente a coisa foi assim: e ai vamos???
Imagina falar para o meu irmão: “Olha então, o que você pensa de em uns 10 dias fazermos uma viagem de 200 quilômetros, a pé, uma peregrinação?” Imagino a cara dele pensando!
Preparação: praticamente nada.
Todos aqui, quando perguntávamos diziam: “olha é muito duro fazer o caminho, valeria a pena se prepararem, caminhar uns 10 km por dia com o mínimo, etc.”
Até que depois que decidimos, eu e o Dinho caminhávamos umas vezes por semana uns 5 km, e o Marcelo com sua maratona de futebol. Já digo de antecedência: “Não serviu de nada!!”
Quando o Marcelo chegou aqui, praticamente já fomos organizar nossas coisas. Sim porque você pelo menos tem que se informar e informação é o que no falta. Aliás, a coisa é tão bem organizada que têm vários sites que te informam tudo, a eleição do caminho, o que levar, quanto de peso levar, cuidados com seus pés, enfim todo o tipo de informação útil, que seguramente te ajudará pelo caminho.
Primeiro elegemos nossa etapa e caminho. Iríamos fazer um dos mais famosos, o caminho francês, e iniciar em uma cidade, Ponferrada, que está a exatamente 202 km de Santiago.
Faltava ter os equipamentos, que porque não vivemos aqui, muita coisa tínhamos que adquirir. Mochilas, sacos de dormir, esteiras térmicas, garrafas térmicas, capa de chuva, etc.
Pronto, com nossas tralhas montadas, com poucas roupas, maquinas de fotografia e de filmagem, com uma alegria, aventura e frio na barriga pegamos um trem até Madrid e de ali, outro até Ponferrada. Vamos iniciar o caminho

0 comentários:

Postar um comentário