terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sobre El Camino

Dizem que toda Europa foi conquistada e conhecida através de peregrinações.
Da mesma maneira se contam, que Deus pediu para o apóstolo Santiago (São Tiago) chegasse ao fim das terras propagar as palavras de Jesus, a igreja Cristiana. Nesta época o fim das terras era na Galícia, onde pouco era conquistado e se havia muitas lendas de monstros ou de perdições.
Assim que Santiago seguiu seu caminho até a Galícia, e dizem que ele foi enterrado em essas terras, após evangelizá-las e ser decapitado por Herodes. Foi com a parição de uma estrela, que descobriram uma antiga capela. Mas até hoje não sabem se os ossos de Santiago não estão espalhados por vários lugares.
Após o descobrimento da tumba de Santiago, iniciou em toda Europa na época medieval a peregrinação.
A peregrinação pode ser feita de 3 maneiras, a pé, a cavalo ou de bicicleta. As duas primeiras têm que ter como mínimo de 100 km, já de bicicleta com no mínimo de 200 km.
Existem nove caminhos oficiais para chegar a Santiago, o Francês, Aragonês, Primitivo, Vasco, Del Norte, La Plata, Sanabrês, Fisterra e Português.
Para fazer o caminho é necessário ter a credencial para obter os selos, carimbos, durante o percurso. É um caderno próprio que normalmente se consegue ou em albergue ou em igrejas.
A verdade que por mais que pareça fazer o caminho, não é uma viagem turística. Por mais que esteja preparado, pode vir a se cansar, ter bolhas, enfim coisas que não estão sobre seu controle. Além disso, tenha tempo para conhecer novas pessoas, pensar, tenha a mente aberta para o caminho. Até dizem que a experiência de fazer o caminho sozinho é a melhor. Apesar de que eu penso que você tem que estar preparado psicologicamente para isso.
Deixo aqui uns sites de ajuda ou conselhos sobre o caminho
http://www.caminosantiago.org
http://caminodesantiago.consumer.es/

0 comentários:

Postar um comentário