Ontem fomos assistir ao jogo da Roja na casa de uns amigos. De verdade que desde que chegamos aqui, a imprensa fala apenas das glorias da seleção espanhola e sempre falando que só falta a canarinha. Isso para qualquer brasileiro chega a um ponto que enche o saco, mas bem, parece que é uma coisa cultural. Nos brasileiros temos como índole sempre questionar tudo, mesmo que a seleção seja a melhor, sempre falamos que esta péssima, e provável que se ganhe, no fim ainda é comum você escutar um brasileiro, “ah foi pura sorte, porque a seleção está péssima”, E aqui é o contrário, qualquer coisa que está bom, e isso não diz só respeito ao futebol, eles elogiam, e creio que quando levam emoção, elogiando de mais.
Bem, fomos torcendo de verdade para La Roja, até porque estamos vivendo aqui, muito menos queremos nas oitavas a Espanha e Brasil. De novo faço meus comentários com o pouco de entendimento de futebol que tenho. O jogo começou da mesma maneira que o Brasil, mais amarrado impossível. A seleção da Suíça que provável que assistiu a vários jogos da Roja, percebeu que os bichinhos tocam muito, e que boa parte de seus gols vem daí, de toques de bola, assim que se fecharam e interrompiam muitos dos passes perto da área. Verdade que o campo era péssimo, e para mim tinha as dimensões mínimas, que me pareceu mais difícil, as jogadas dos espanhóis. Não conseguiam infiltrar na área, muito menos tinha um Robinho para fazer uma jogada sozinho, e pior, não lançavam a bola na área, não tinha jogo aéreo, até o escanteio era tocado de lado... nada.
Pode até ser que jogaram bonito, mas gol mesmo, nadinha, e creio que não contaram isso para a seleção espanhola, precisa de gol para ganhar. Aqui no dia anterior, falaram que o Brasil jogou feio, bem de verdade que não foi lindo, mas cumpriu o dever.
Mas bem a zebra apareceu para La Roja, vamos ver como eles entenderão isso. Mas a imprensa aqui é pior que o Olé Argentino (um jornal de esportes que sempre faz sensacionalismo a respeito de futebol), ao invés de caírem na humildade, e aprenderem com a lição, não, continuam pensando que são os favoritos da copa, que ouve alguns equívocos que causaram a perda com o jogo contra Suíça, uma foi que a namoradora do goleiro, o Casillas, é jornalista e estava ali no jogo, fazendo seu trabalho e “despistou” o pobre goleiro. E hoje lendo o jornal, até o Pele é culpado, madre mia, parece que nosso rei disse que a Espanha seria a favorita da copa do mundo, e aí deu no que deu. Está bem, é verdade que Pelé não acerta uma, mas daí ter o Goro de Ouro, ou ser o Rei do Goro, por favor... menos.
De verdade, que precisam ser mais humilde, e pensar que no mundial as pessoas vão jogar com a alma, com seu patriotismo, se não sabem jogar, podem que faça gol, e é isso que importa. Além disso, como já disse, não tem mais seleção ingênua, e muito menos que não sabe chutar a bola. Assim a Suíça demonstrou para a Furia Roja, que não sabe só fazer chocolate e relógio, sabe jogar futebol também.
Para nossos amigos espanhóis, esperamos muito que a seleção espanhola aprenda a lição.
0 comentários:
Postar um comentário