terça-feira, 1 de junho de 2010

Tataki de atun


Este é um prato que comemos aqui, em Sevilha e que amamos. Na verdade este prato comemos em um restaurante quando saímos em um dia de tapas e copitas com nossos amigos espanhóis e ainda por sorte mais nossos afilhados Nelmont e Michelle.

O restaurante já agrada muito qualquer arquiteto, tem todo um estilo moderno, e com uso de materiais reciclados, além disso, com soluções inteligentes como uma parede com buracos que pode aproveitar para colocar bolsas e casacos. (http://www.restaurantezelai.com/)


Infelizmente não encontrei literalmente a receita do restaurante, que leva o atum com uma espécie de vinagrete, que creio que não seria difícil de tentar fazer algo parecido. Digo que tem mais tomate que cebolas, são quase imperceptíveis e, além disso, fazem com cebolas roxas, alem disso um pouco de cebolinha cortada bem fininha, e o tempero vai muito azeite, é quase um molho ao pesto de manjericão.

Mas aqui vou colocar outra variação de receita, e além do mais, pode comer apenas com molho de soja como os japoneses.

Falando em Japão este é um prato inspirado na comida japonesa, que os espanhóis fizeram uma fusão com a mediterrânea. Vamos a receita:

Ingredientes:

600 gramas de lombo de atum fresco e limpo.
200 ml de molho de soja
100 ml de óleo de gergelim
10 gramas de gergelim tostado
160 gramas de espinafres
4 colheres de geléia de tomate
1 gema de ovo
10 gramas de molho de soja
Cebolinha picadareparación

Corte de forma mais regular possível, mais ou menos como da largura de um medalhão. Marine o atum com o molho de soja e óleo de gergelim durante uns 5 minutos anteriores a colocá-los na frigideira.

Aqueça uma bem uma frigideira, depois coloque o atum, e deixe grelhar os 4 lados dele, mas lembre que é apenas para dourar a casca dele, para que permaneça com seu interior cru.

Depois salteie os espinafres frescos, após o cozimento adicione algumas sementes de gergelim torradas.

Coloque na base de um prato ou travessa a geléia de tomate, os espinafres salteados com gergelim, e o atum por cima dos espinafres.

Termine o prato glaciando a superfície com um “sabayón” de soja que é elaborado com a emulsão da gema do ovo e adição de molho de soja. Decore com um pouco de cebolinha picada.

Geléia de tomate

100 gramas de tomate maduro
25 gramas de açúcar

Tire a pele dos tomates colocando para ferver a água, e com ela escalde os tomates. Uma vez escaldados os tomates durante 30 segundos, retire e esfrie rapidamente. Graças ao efeito desse escaldado será fácil retirar a pele. O passo seguinte é retirar as sementes do interior dele, só utilizar a polpa. Quando retirado as semente ponha eles em uma frigideira com o açúcar.

Cozinhe num fogo baixo, durante aproximadamente uma hora. Mexa às vezes para que não concentre o açúcar.

Nos primeiros minutos de cozimento, o tomate vai liberar a maioria da água, de modo que formará um xarope, e com a evaporação da água, o nível irá caindo até obter a geléia de tomate.

Tome cuidado para não cozinhar demais, porque pode ficar muito doce.

Aprovechen!

1 comentários:

Anônimo disse...

Como fomos citados 'in loco', só temos a dizer o seguinte: este tapa é maravilhoso realmente...

...os espanhois sabem comer bem, aqui no Brasil quando vamos aos bares as porções são de batatas fritas, polentas fritas, etc... quanta diferença...

Nelmont e Michelle

Postar um comentário